Jesus morreu em vão????

De acordo com o Novo Testamento, Sim!

Paulo escreve na carta aos Gálatas: “Se a justiça vem mediante a Lei, logo Cristo morreu em vão.” (Gálatas 2:21).

Se D’us quisesse obediência através da Lei, por que teria enviado Seu Filho para sofrer e morrer na cruz?” (Charles Caldwell Ryrie – Bíblia Anotada – Ed. Mundo Cristão)

Respondemos ao Pastor Ryrie com outra pergunta: Se D’us não quisesse obediência atravês da Lei, porque ele nos mandou obedecer a Torá?

E agora, ó Israel, que é que o Eterno seu D’us pede de você, senão que tema o Eterno, seu D’us, que ande em todos os seus caminhos, que o ame e que sirva ao Eterno, ao seu D’us, de todo o seu coração e de toda a sua alma, e que obedeça aos mandamentos e aos decretos do Eterno, que hoje lhe dou para o seu próprio bem.” (Deuteronômio 10:12-13)

E se um sacrifício é mais importante que obediência a D’us, porque o Profeta Samuel disse para o Rei Saul:

Acaso tem o Eterno maior prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros.” (1 Samuel 15:22)

Mas talvez o sacrifício do próprio filho seja superior a isso. Será que D’us se agradaria? O Profeta Miquéias responde:

Ficaria o Eterno satisfeito com milhares de carneiros, com dez mil ribeiros de azeite? Ou devo oferecer o meu filho primogênitopor causa da minha transgressão, o fruto do meu corpo por causa do meu próprio pecado? Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o Eterno exige: Pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu D’us.” (Miquéias 6:7-8)

D’us responde aos homens que andar nos caminhos Dele e obedecê-lo é superior a qualquer forma de sacrifício. Mas não é só isso, D’us deixa claro na Torá que nossa justiça vem sim através do cumprimento dos mandamentos.

E JUSTIÇA será para nós por guardarmos de cumprir todos esses mandamentos diante do Eterno, nosso D’us, conforme Ele nos ordenou.” (Deuteronômio 6:25)

Portanto, se nossa justiça vem através da obediência à vontade de D’us, expressa na Torá, então sim, Paulo estava certo e Jesus morreu em vão.