O Profeta Elias e João Batista

Como o Novo Testamento se atrapalhou para explicar o retorno do Profeta.

profeta_EliasUma das profecias mais famosas sobre a chegada do Messias é a volta do profeta Elias, Eliahu HaNavi. O profeta é sempre lembrado nas cerimônias de Brit Milá (circuncisão) e no Seder de Pesach. O objetivo da sua volta é anunciar a chegada do Messias e foi revelada pelo profeta Malaquias:

Vejam, Eu enviarei a vocês o profeta Elias antes do grande e temível dia do Senhor. Ele fará com que os corações dos pais se voltem para seus filhos, e os corações dos filhos para seus pais…” (Malaquias 4:5-6).

Essa profecia foi um problema para os cristãos, pois se o Messias já chegou, cadê Elias? O autor do Evangelho de Mateus então resolve alegando que Jesus disse que João Batista era o Profeta Elias:

Entre os nascidos de mulher não surgiu ninguém maior do que João Batista; todavia, o menor no Reino dos céus é maior do que ele. Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos céus é tomado à força, e os que usam de força se apoderam dele. Pois todos os Profetas e a Lei profetizaram até João. E se vocês quiserem aceitar, este é o Elias que havia de vir. Aquele que tem ouvidos, ouça!” (Mateus 11:11-15).

João Batista viveu na mesma época que Jesus e instruía seus seguidores a se arrepender de seus pecados e se preparar para a chegada iminente do Reino de D’us. Mas de acordo com o Novo Testamento ele não sabia se Jesus era o Messias ou não.

João (Batista), ao ouvir na prisão o que Cristo estava fazendo, enviou seus discípulos para lhe perguntarem: És tu aquele que haveria de vir ou devemos esperar algum outro?” (Mateus 11:2-3).

Espera aí! Não é o trabalho do Profeta Elias nos dizer quem é o Messias? Se João era o Profeta, porque ele não sabia? Talvez João então nem soubesse que ele era o profeta! Veja o que ele diz a respeito de si mesmo no Evangelho de João:

“Esse foi o testemunho de João (Batista), quando os Judeus de Jerusalém enviaram Sacerdotes e Levitas para lhe perguntarem quem ele era. Ele confessou e não negou; declarou abertamente: ‘Não sou o Messias.’ Perguntaram-lhe: E então, quem é você? É Elias? Ele disse: NÃO SOU. É o Profeta? Ele respondeu: NÃO.” (João 1:19-21) mas não sabia disso, ele veio anunciar o Messias, mas não sabia quem era. Se até ele estava confuso imagina eu com essa trapalhada toda. Na dúvida vou continuar esperando. Ou seja, de acordo com o Novo Testamento, João Batista era o profeta Elias.