Profecias Messiânicas: O Retorno dos Exilados

Uma das principais promessas que Deus fez e que deve ser cumprida com a chegada do Messias é o retorno de TODOS os exilados para a Terra de Israel.

“O Eterno teu Deus te trará com Ele de teu cativeiro, e Se compadecerá de ti, e te fará voltar, juntando-te de dentre todas as nações para onde o Eterno, teu Deus, te espalhou.” (Deuteronômio 30:3).

Naquele dia o Eterno estenderá o braço pela segunda vez para reivindicar o remanescente do seu povo que for deixado na Assíria, no Egito, em Patros, em Cush, em Elam, em Shinar, em Hamat e nas ilhas do mar. Ele erguerá uma bandeira para as nações a fim de reunir os exilados de Israel; ajuntará o povo disperso de Judá desde os quatro cantos da terra.” (Isaías 11:10-12).

Certamente vêm os dias, diz o Eterno, em que Me voltarei para os cativos do Meu povo, Israel e Judá, e os farei retornar à terra que dei aos seus pais, e eles a possuirão, declara o Eterno“. (Jeremias 30:3).

Certamente Eu os reunirei de todas as terras para onde os dispersei na minha ardente ira e no meu grande furor; Eu os trarei de volta a este lugar e permitirei que vivam em segurança. Eles serão o Meu povo, e Eu serei o seu Deus.” (Jeremias 32:37-38).

Assim diz o Eterno Deus: Eu os recolherei dentre todos os povos e os trarei de volta de todas as das terras para onde vocês foram espalhados, e lhes devolverei a terra de Israel.” (Ezequiel 11:17).

Pois Eu os tirarei das nações, os ajuntarei do meio de todas as terras e os trarei de volta para a sua própria terra.” (Ezequiel 36:24).

Um dos principais pontos dessa profecia é o retorno de Israel e Judá, ou seja, mesmo as 10 tribos perdidas de Israel retornarão do exílio. No contexto de todas as profecias citadas estamos falando da era messiânica.

A melhor prova para sabermos se o Messias já veio ou não é abrir a janela e ver o mundo lá fora. O Judeus permanecem exilados, os que estão em Israel não habitam em segurança e as tribos de Israel permanecem perdidas.